top of page
  • Foto do escritorAline Vasconcelos

Passo a passo para um planejamento estratégico


Você sabia que o planejamento estratégico também é parte essencial das responsabilidades da área de Gestão de Pessoas? Se você é gestor de RH e quer ser reconhecido como um profissional estratégico, você precisa conhecer mais sobre as áreas da empresa, utilizar de dados para tomada de decisões e também apoiar o time na gestão de metas e resultados. O RH não pode ser apenas uma área de passo a passo para um planejamento estratégico suporte, mas sim uma voz ativa no board da empresa, contribuindo para a estratégia organizacional. Nesse post vamos explorar mais a fundo os passos para ter um bom planejamento estratégico e como o time de Gestão de Pessoas poderá conduzir.


Mas, o que é esse planejamento estratégico?


Planejamento estratégico é essencial para entender onde estamos, onde queremos estar e como chegaremos no objetivo planejado. Assim como já falamos sobre a nossa carreira que precisa ter objetivo e caminho para um resultado, a empresa também precisa ter. Fica tranquilo que você não precisa ser especialista em todas as áreas da empresa, mas é importante que você apoie a construção da estratégia e seja guardião do acompanhamento dos resultados e metas.


Tá! E quais os passos para esse planejamento?


Separei alguns pontos que considero importante simples e eficaz para um bom planejamento estratégico. Confere aqui!


Primeiro passo é entender a real necessidade da empresa, quais objetivos a curto, médio e longo prazo.


Segundo passo é ter o referencial estratégico claro. Ou seja, a missão, visão e valores definidos e disseminados. É importante saber qual o propósito do negócio, onde a empresa quer chegar e quais os comportamentos esperados e desenvolvidos pelo time.


Terceiro passo é entender a situação atual por meio de uma análise swot, por exemplo, sinalizando pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. Quando realizamos essa análise, fica mais fácil para buscar estratégias e caminhos.


O quarto passo é identificar como metrificar seu objetivo., ou seja, como você irá medir se o objetivo está sendo alcançado. Utilizar a metodologia de OKRs e metas SMART vai te ajudar bastante.


Agora vamos para o quinto passo que é a gestão das ações estabelecidas. Você vai transformar suas metas em planos de ação. Uma sugestão é utilizar a metodologia 5W2H ou PDCA para esse acompanhamento.



Papel com planejamento de metas

Agora um ponto importante! Não adianta criar objetivos e metas e não acompanhá-los, tá? Então chegamos no sexto passo que é o como nós vamos controlar. A sistemática de gestão é fundamental para efetividade do planejamento estratégico com reuniões pautadas, organizadas e periódicas. Nesse momento você terá mais algumas atividades:



  1. Definir como será feito a gestão à vista

  2. Qual a periodicidade de atualização das metas

  3. Quem serão os responsáveis por cada meta

  4. Periodicidade de revisão dessas metas

  5. Planos de ação para atingimento das metas


Em minha experiência enquanto gestora de RH, precisei diversas vezes sair da minha zona de conforto para alcançar melhores resultados. Para isso, precisei ser parceira do board, compreender bem os objetivos da empresa e construir uma cultura de resultados alinhados a esses objetivos. Uma outra ferramenta que me ajudou muito foi usar da tecnologia para esse acompanhamento de metas. Aproveito pra te convidar a conhecer a Witto, uma plataforma de gestão de metas e desempenho. O módulo de OKRs e metas é perfeito para essa estratégia. Clica no botão abaixo para agendar uma demonstração gratuita.


Botão de 'conheça a witto'

Espero ter encorajado todos os profissionais de RH a se tornarem agentes de mudança e focados em um olhar estratégico. 💪

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page