top of page
  • Foto do escritorLucas Brito

Como basear suas decisões por meio de dados

Atualizado: 22 de mar.


Ao conversar com diversos profissionais de RH, a maioria comenta que sente dificuldade de mostrar para alta liderança a importância das atividades de gestão de pessoas, além da dificuldade de apresentar os resultados sem ser de uma maneira subjetiva. Como entusiasta de tecnologia e CTO da Witto, quero compartilhar com vocês sobre a importância dos indicadores de RH como uma forma de suporte na tomada de decisão e sucesso das empresas.


No contexto do setor de Recursos Humanos, os indicadores desempenham um papel fundamental, fornecendo insights valiosos sobre diversos aspectos do capital humano e o impacto das estratégias de gestão de pessoas. É importante trazer que essa mensuração pode não ser a verdade abosluta, o 0 a 100. Mas, vai ajudar a reduzir as incertezas, trazer uma maior segurança nessas decisões.


Turnover, desempenho, satisfação dos colaboradores e eficácia do recrutamento, esses indicadores oferecem uma visão abrangente do panorama organizacional.

Mas como exatamente os indicadores de RH nos ajudam a tomar decisões mais assertivas? A resposta está na capacidade de transformar dados em insights acionáveis. Ou seja, ao analisar tendências, identificar padrões e correlações e antecipar cenários futuros, os líderes de RH podem tomar decisões mais preditivas e estratégicas.


Pessoa mostrando os gráficos em um relatório


Para deixar mais claro, podemos utilizar o exemplo de uma empresa que está com problema de alta rotatividade da equipe, mas não consegue entender o motivo real. Com base nos indicadores podemos realizar uma investigação de quais os principais motivos de saída, se existe uma repetição de cargos ou setores e também nível de satisfação da empresa. Com essas informações o RH conseguirá implantar ações de retenção de talentos muito mais assertivas. Mais do que ajudar a resolver crises, esses indicadores vão ajudar o RH a ser mais proativo e antecipar possíveis desafios que a empresa pode enfrentar, ajudando assim no seu resultado. Ficou melhor de entender?


Apesar dos números nos trazerem muita informação, os insights qualitativos não devem ser deixados de lado. RH, continue com momentos de 1:1 com time, lideranças, etc. Esses momentos mais qualitativas/subjetivos serão muito interessantes para validar o que você encontrará nos indicadores.


O RH e a liderança da empresa tem como missão construir uma cultura de dados e impulsionar a mudança positiva, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado.


A tecnologia dá esse suporte de acompanhar dados, mas antes disso a empresa precisa entender quais serão os indicadores que serão relevantes para ela. Sei que parece tentador ver todos os números e possibilidades, mas é importante que a empresa foque nos indicadores que serão relevantes para estratégia do negócio.


Na Witto, queremos mostrar a importância do setor de RH na empresa e como ele é chave para o alcance dos resultados e metas por meio de dashboards e indicadores. Conta com a gente para essa missão ser completa! 💙



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page