top of page
  • Foto do escritorAline Vasconcelos

Estratégias para promover o bem-estar dos colaboradores

Atualizado: 22 de mar.


O cuidado e bem-estar dos colaboradores é uma grande tendência de gestão de pessoas. Não pense que é frufruzinho de RH, pois ter esse olhar vai ter deixar mais estratégico e competitivo.


Sabia que 91% dos profissionais são contratados por competências técnicas e demitidos por questões comportamentais? Tudo bem que esse número pode vir de uma falta de análise de alinhamento cultural na contratação, porém, isso também pode ser ocasionado pela empresa. Fique atento!



Alguns dos principais benefícios de cuidar do bem-estar dos colaboradores são:

  • Menor Estresse

  • Maior Produtividade

  • Redução do absenteísmo e turnover

  • Aumento do engajamento

  • Resumindo... colaboradores engajados tendem a desempenhar sua função da melhor maneira possível

Mas, não vem achar que trazer uma piscina de bolinhas, ping pong ou cervejas disponíveis vai te fazer ter colaboradores engajados. Isso sim é frufru!


Vamos falar aqui de algumas estratégias:


  1. Empresas que possuem ações ligadas à saúde mental são mais valorizadas. Quando os colaboradores estão com a saúde mental comprometida, seu desempenho no trabalho pode ser prejudicado, afetando diretamente o funcionamento da empresa.]

  2. Sabe uma outra coisa que mexe com qualquer pessoa? Problemas financeiros! Por isso, é importante também promover a educação financeira para seus colaboradores.

  3. Quando falamos de bem estar, lembramos logo do bem estar físico, não é? Essa também é uma excelente estratégia. Parcerias com nutricionistas, academias, ginástica laboral, etc, são excelentes pedidas. Além de ter atenção à ergonomia.

  4. Momentos de integração são mega estratégicos. Os colaboradores precisam confiar uns nos outros, ter uma amizade, respeito e sintonia. Esses momentos são excelentes para criação de vinculo. Pessoas se orgulham e ficam em empresas por conta das pessoas. 😉

  5. Por último e extremamente importante: Transparência! Cultura de feedback é a base para garantir a satisfação dos colaboradores e seu bem-estar. Garanta que está sempre alinhando expectativas de crescimento do colaborador e da empresa.


Lembrando que essas são dicas gerais, para ser mais assertivo busque escutar o que o seu time pede. Cada grupo terá necessidades diferentes, escutá-los vai te fazer criar ações mais estratégicas.




E aí, te convenci como é importante esse cuidado?




Conta com a Witto para garantir o engajamento e satisfação dos seus colaboradores por meio das nossas funcionalidades. 💙



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page