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  • Foto do escritorAline Vasconcelos

Feedback como ferramenta de gestão eficaz


"O feedback é um nutriente essencial para a vida. Não conseguimos ficar mais do que alguns minutos sem ar, alguns dias sem água e poucas semanas sem comida. Esses são os três nutrientes fisiológicos mais importantes para os seres humanos. Mas a maioria das pessoas não se dá conta de que o quarto elemento fundamental é o feedback." - Trecho do livro "Preciso saber se estou indo bem"


Mas, por que essa é uma ferramenta tão importante?


Melhora o Desempenho:

O feedback construtivo nos ajuda a identificar pontos fortes e fracos, permitindo que possamos aprimorar nosso desempenho.


Fortalece Relacionamentos:

Dar e receber feedback de maneira positiva ajuda a construir confiança e melhora a comunicação entre as pessoas.


Estimula o Crescimento:

Ao aceitar o feedback com uma mentalidade aberta, podemos identificar oportunidades de desenvolvimento e crescimento pessoal.


O feedback precisa ter uma verdadeira intenção de contribuir para o desenvolvimento de quem vai receber. A qualidade da conexão entre duas pessoas, seja no ambiente profissional ou pessoal, é diretamente influenciada pela qualidade e frequência do feedback que trocam. Se o feedback for insatisfatório, é provável que a relação também o seja. Da mesma forma, se for crítico ou agressivo, a dinâmica da relação seguirá essa mesma linha. Por outro lado, quando o feedback é construtivo e positivo, a relação tende a ser igualmente construtiva e positiva.


 

Como dar um feedback eficaz


Empatia: Coloque-se no lugar da pessoa e entenda sua perspectiva antes de dar o feedback.


Específico: Forneça exemplos concretos sobre o que a pessoa fez bem ou precisa melhorar.


Construtivo: Concentre-se em sugestões de melhoria, não apenas em críticas.


Como receber bem um feedback


Mente aberta: Evite ficar na defensiva e tente compreender o ponto de vista do outro.


Faça Perguntas: Peça esclarecimentos sobre o feedback para entendê-lo melhor.


Agradeça e reflita: Mesmo que o feedback seja difícil, agradeça pois ele te ajudará a chegar no seu objetivos. Analise o feedback com calma e decida como você pode aplicá-lo.


Além disso, alguns pontos importantes para você se organizar para esse momento!



ícone programe

Programe:

Reserve momentos regulares para receber e dar feedback.


ícone documente

Documente:

Anote o feedback e as ações de melhoria planejadas.

Não confie na sua cabeça!


ícone acompanhe

Acompanhe

Monitore seu progresso e o progresso do seu time.


ícone evolua

Evolua

Celebre suas conquistas e do seu time continuem buscando desenvolvimento.



Na prática


Antes do feedback -> O Líder pode solicitar que seja elaborada uma pauta ou uma preparação do que ele gostaria de trazer para a reunião. A sugestão do que ser abordado nesta prévia pode partir ainda do time de Recursos Humanos.


No decorrer da reunião -> O Líder e Liderado devem anotar os principais pontos da conversa e estabelecer metas a serem cumpridas para a próxima feedback. Essas tarefas devem ser estabelecidas tanto para o Líder quanto para o colaborador.

 

Para finalizar o bloco de dicas e deixar você prontinho para dar e receber excelentes feedbacks, que tal experimentar a metodologia SCI?


Situação (S): Descreva o que ocorreu para facilitar melhor a compreensão. É importante ser específico na situação que o comportamento ocorreu.

Comportamento (C): Mencione qual foi o comportamento que ocorreu na situação para ajudar a focar a conversa nas ações.

Impacto (I): O comportamento gera um impacto que pode ser negativo e positivo. Por isso, seja claro o que impactou. Caso for negativo, o que poderia ter sido diferente.


Tente escrever o feedback usando essa metodologia antes do momento com a pessoa que irá recebê-lo. Isso facilitará o seu discurso para garantir o bom entendimento do que você deseja transmitir.


 

O autor de Preciso saber se estou indo bem alerta: “quando não damos nenhum retorno a uma pessoa, além de sentir os resultados dessa rejeição, ela pode realmente reagir com baixa produtividade e/ou comportamento inadequado.

Acompanhe sua equipe, pois se ela não entrega a produtividade esperada ou apresenta comportamentos inapropriados, provavelmente o problema esteja na qualidade e/ou quantidade de feedback que ela vem recebendo.


Fique atento!


E aí, fez sentido para você?





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