top of page
  • Foto do escritorAline Vasconcelos

Lei da Transparência Salarial e como lidar


Você já ouviu falar na Lei da Transparência Salarial? Este é um tópico que está cada vez mais em evidência nas empresas. Mas afinal, o que essa lei significa e como ela impacta as empresas e os colaboradores? 🤔


A Lei da Transparência Salarial, que também é conhecida como Lei de Igualdade Salarial, tem como objetivo promover a transparência e equidade nos salários dentro das organizações. Ela determina que as empresas devem divulgar informações sobre a remuneração de seus colaboradores, para que se possa garantir que não haja discriminação salarial com base em gênero, raça, idade ou qualquer outra característica.


imagem que representa a desigualdade social

Até me pego refletindo aqui... foi necessário criar uma lei para garantir o que deveria ser básico, não é? Essa lei visa combater as disparidades salariais e promover uma cultura de igualdade e justiça dentro das empresas. Ao tornar os salários mais transparentes, as organizações incentivam a equidade salarial e promovem um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo. 🙏


Importante trazer que as empresas que essa lei estipula uma multa por não cumprimento dessa obrigação de até 3% da folha de pagamento, limitado a 100 salários mínimos. Por isso, fica atento!



Algumas dicas para Lidar com essa lei:


  1. Avalie como está sua tabela salarial: Faça uma análise detalhada dos salários dentro da empresa para identificar se existe alguma disparidade salarial dentro do times, sem motivo aparente. Por exemplo, algumas disparidades podem continuar existindo a depender da convenção, tempo de casa, plano de cargos, etc.

  2. Estabeleça políticas internas Claras: Mantenha os colaboradores informados sobre as políticas de remuneração e os critérios utilizados para determinar os salários. Ter um plano de cargos e salários claro é muito importante para que seus colaboradores saibam o que precisam para crescer na empresa.

  3. Utilize tecnologia no seu RH: Tenha ferramentas de RH que te ajudem a manter a comunicação próxima e transparente, que ajude o seu time a saber o que deve fazer para crescer salarialmente, além de ter processos de desenvolvimento de carreira.]

  4. Fomente a Diversidade e Inclusão: Promova a diversidade e inclusão dentro da empresa, garantindo que todos os colaboradores se sintam valorizados e tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento profissional.


Sei que pode parecer muita informação e muitas demandas oriundas dessa lei. Mas, com um olhar mais amplo, a Lei da Transparência Salarial representa um importante avanço na busca por igualdade de oportunidades e justiça no ambiente de trabalho. Quando sua empresa adota práticas transparentes e promove uma cultura de equidade salarial e diversidade, ela estará contribuindo para um futuro mais justo e inclusivo para todos. Além de estar sendo considerada muito mais atrativa não só para colaboradores, como também para possíveis investidores, etc.



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page