top of page
  • Foto do escritorAline Vasconcelos

Desvendando as mentiras mais comuns sobre os RHs

Atualizado: 5 de abr.


Hoje é o Dia da Mentira, e eu fiquei aqui pensando. Você sabe qual a história dessa data? A história é cheia de teorias e não se sabe ao centro qual é a correta, mas a versão mais aceita é de que essa tradição do dia da mentira começou na França, por conta de uma mudança de calendário que alterou o dia do Ano Novo.


O mundo europeu seguia um calendário até o século XVI que o ano novo era comemorado em 25 de março, terminando em 1º de abril. Até que em 1582 o papa Gregório instaurou um outro calendário, o Gregoriano, que levou o início do ano novo para 1º de janeiro. Algumas pessoas se recusaram a aceitar a mudança e continuaram a celebrar o Ano Novo em 1º de abril. Acabou que elas se tornaram alvos de piadas e chacotas, recebendo convites para festas falsas e presentes enganosos. Desde então, o 1º de abril se tornou sinônimo de brincadeiras e truques, conhecido como o Dia da Mentira em muitos países ao redor do mundo.


Vocês sabiam disso? Confesso que eu não até pesquisar para escrever esse post para vocês. 😂 Agora com essa informação em mente, vamos desmascarar algumas das mentiras mais comuns sobre o RHs.


  1. Se o RH me chamar na sala dele é porque serei demitido


Boneco triste com blocos no fundo escrito demitido em inglês.

Em toda minha trajetória como RH escutei piadinhas como "Eita! O RH te chamou pra sala, leva logo tua carteira de trabalho!". 😅 Então vamo logo desmarcarar essa primeira mentira. O setor de RH funciona como um parceiro da liderança, ou seja, vai ajudar a desenvolver o colaborador, ajudar a liderança a conduzir feedbacks e até mesmo a comunicação do desligamento. Então, o desligamento só ocorre por atitudes do próprio colaborador e é comunicado pela sua liderança com o suporte do RH.


2. A função do RH é contratar pessoas


Claro, recrutamento e seleção fazem parte das responsabilidades do RH, mas sua responsabilidade vai muuuuito além disso. O RH também é responsável por cuidar do bem-estar dos funcionários, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho e até mesmo planejamentos estratégicos. Podemos enxergar o RH como o maestro de uma orquestra, e ele precisa garantir que todos estejam tocando em perfeita sintonia.



Computador com dados

3. RH não trabalham com números


Por muito tempo o RH foi visto com um setor de "humanas", que não utiliza de números no seu trabalho. Na verdade o RH utiliza de dados tanto nas suas atividades diárias, como também em uma visão mais macro da empresa.

O RH ajuda a empresa a tomar melhores decisões em relação à gestão de pessoas e utiliza dos dados para isso.


4. O setor de RH é averso a tecnologia


Os profissionais de RH estão cada vez mais incorporando tecnologia em seu trabalho diário para melhorar a eficiência, otimizar processos e oferecer uma experiência melhor aos colaboradores. Softwares de gestão de desempenho, recrutamento e seleção e outros, o RH está constantemente buscando maneiras de aproveitar a tecnologia para alcançar seus objetivos de forma mais eficaz.



E ai, gostou? Quais outras crenças sobre o RH você ainda tem? 👀


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page