top of page
  • Foto do escritorAline Vasconcelos

Como criar um PDI alinhado com seus objetivos


O que é PDI?




O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta fundamental nas empresas para avaliar e aprimorar o progresso dos colaboradores, identificando seus pontos fortes e áreas a serem desenvolvidas. O objetivo de um PDI é dar mais clareza e segurança para o profissional, ele funciona como um norteador de quais caminhos e passos precisamos dar para alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais. 



Por exemplo, se temos um colaborador que tem interesse em caminhar para a carreira de gestão, um bom PDI para ele será de desenvolvimento de competências ligadas à liderança, para que possa se preparar para este desafio. Ou caso ele queira caminhar para uma carreira mais técnica, PDI que leve ele a ser mais especialista no assunto será o ideal.



Quais os benefícios de realizar um PDI?


Para o colaborador:

  • Autoconhecimento

  • Engajamento e propósito

  • Crescimento profissional

  • Clareza e transparência


Para a empresa:

  • Produtividade e performance

  • Retenção de talentos

  • Melhora no clima organizacional

  • Alinhamento sobre o que é esperado


Pelo olhar do colaborador, ter um PDI é essencial para sua carreira. Muitos colaboradores comentam que querem crescer mas não sabem como, não é? Com a realização de um plano de desenvolvimento ele conseguirá ter de forma mais clara as competências a serem desenvolvidas assim como a percepção da melhora de sua performance.


Ah! Vale lembrar que um PDI não é um check list de atividades que resultam em sua promoção. Mas, ele funcionará como um grande aliado para seu crescimento. 


Agora se olharmos para os benefícios do PDI na visão da empresa podemos trazer: melhora na produtividade, resultados atingidos, engajamento, retenção de talentos, melhora no clima organizacional, etc. Por isso, nossa sugestão é que os colaboradores tenham uma agenda definida para realização das ações de desenvolvimento e que a gestão tenha um acompanhamento periódico tanto para mostrar a relevância quanto para acompanhar os resultados.


A relação colaborador e empresa é uma via de mão dupla e o interesse de ambos precisa ser genuíno. Onde os colaboradores querem ser desenvolvidos e a empresa alcançar resultados, com a junção dos dois conseguimos resultados incríveis.



Duas mãos dando soquinho



Como criar um PDI alinhado com seus objetivos?



Passos para criar um PDI

  1. Entenda que tipo de profissional você é

  2. Para onde você quer chegar

  3. Defina as ações a serem realizadas para o alcance dessas metas

  4. Defina uma data para realizar esse plano

  5. Acompanhe os resultados


O primeiro passo para criar um PDI é entender que tipo de profissional você é, ou seja, como está o seu momento de carreira atual. Qual cargo ocupa, como tem sido seu desempenho nessa função, quais os desafios está enfrentando e quais suas fortalezas.


Após ter uma compreensão de como está o seu momento atual, chegou a hora de entender qual seu objetivo de carreira. Você busca ser um profissional mais generalista, especialista, caminhar para gestão ou até mesmo realizar uma migração de carreira?



Lembre-se da famosa frase que o Gato sorridente falou para Alice no país das maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve"


Defina quais competências (hard skills e soft skills) que você precisa fortalecer para alcançar seus objetivos. 



Agora você irá criar as ações de desenvolvimento a serem realizadas para o alcance dessas metas. Uma ótima dica para isso é alinhar os seus objetivos de carreira com as metas da empresa. Assim você conseguirá acompanhar resultados mais concretos.


Crie ações práticas (e realistas) para auxiliar o seu desenvolvimento! Poderá utilizar de cursos e capacitações, grupos de estudo, mentorias, filmes, podcast, entre outros. A criação do PDI é sugerida que seja feita líder e liderado em conjunto. 


Um PDI não deve focar apenas nas oportunidades atuais de desenvolvimento, mas também incluir projeções de passos mais distantes. Por isso, nossa dica é também realizar os planejamentos de médio e longo prazos, por mais que eles possam mudar com o tempo. 🚀


Criar é fácil, agora quero ver, executar e acompanhar, ein! Defina prazos concretos para a realização de cada atividade e planeje rituais de acompanhamento junto da sua gestão para checagem de resultados e/ou possíveis empecilhos. 


Vai ser muito gratificante comparar sua performance antes e depois do PDI. 😉



Dicas e exemplos


Agora que definimos nosso foco, é crucial segmentar esse direcionamento.

Exemplo: se você entende que seu objetivo de carreira é ser líder, você precisará definir quais características de liderança você precisa desenvolver.


Ao fragmentar essas competências, entenda qual seu nível de conhecimento e habilidade em cada uma delas e por fim, defina quais entrarão no seu PDI.


Algumas dicas para você utilizar de recursos para o seu PDI:

Obs: algumas são gratuitas e outras pagas


Cursos online: Udemy, Alura, Sebrae e Fundação Bradesco.

Youtube: Endeavor Brasil, Foras de Série, Na Prática, Geronimo Theml e TED Talks.

Livros: Uma dica é a realização de cumbucas ou grupo de estudos, assim a leitura fica mais interessante. 📚

Audiobook: Para quem prefere ouvir livros, algumas sugestões de apps são: Audimo, Skeelo e 12Min.

Podcast: Braincast; Cast for Closers; DevNaEstrada; LiderHD, NerdCast e Primo Cast.


Além das dicas acima, lembre-se de participar dos eventos de treinamento que sua empresa oferece, participe de eventos e congressos sobre os temas que deseja desenvolver, realize atividades práticas como realizar uma apresentação ou uma simulação (role play). Você tem algum colega que seja muito bom na característica que você quer desenvolver, que tal ele ser o seu mentor? Agende conversas periódicas com ele e veja na prática como esses conhecimentos conseguem te ajudar.


A forma como você vai se desenvolver podem ser várias, o importante é não ficar parado. Combinado? ✌️



Para ter um PDI de sucesso você pode contar com a Witto. Nela você poderá criar e acompanhar seus PDIs, comparar seus resultados e ganhos, assim como ver algumas sugestões de ações. 💙


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page