top of page
  • Foto do escritorAline Vasconcelos

Dicas de como fidelizar os seus colaboradores

Atualizado: 22 de mar.


Você já parou para pensar no impacto que o turnover pode ter em uma empresa? No post de hoje, vamos explorar o que está por trás desse fenômeno e compartilhar algumas estratégias eficazes para fidelizar talentos em sua equipe de RH.


Homem

Entendendo o turnover


O turnover, ou taxa de rotatividade de funcionários, é um indicador-chave que mede o fluxo de entradas e saídas de colaboradores em um determinado período de tempo. Quando o índice de turnover está elevado provavelmente a empresa está passando por dificuldades em manter sua cultura sólida e estabelecer ações de gestão de pessoas. 


Podemos analisar o turnover de duas formas: voluntário e involuntário. O turnover voluntário é quando o colaborador solicita desligamento, desde insatisfação no trabalho até falta de oportunidades de crescimento, nova oportunidade, etc. Já o turnover involuntário é quando a empresa realiza o desligamento.


Como calcular o turnover?


Para calcular o turnover, é necessário ter os dados de entrada e saída de colaboradores em mãos. Esses números são somados e divididos por 2, e o resultado é dividido pelo total de profissionais daquele período analisado posteriormente multiplicado por 100 para pegar o valor em porcentagem.


Número de admitidos + Número demitidos / 2 / Total de colaboradores naquele período x 100
Número de admitidos + Número demitidos / 2 / Total de colaboradores naquele período x 100

Exemplo: A empresa X tem 100 colaboradores, tivemos 10 desligamentos no mês de Janeiro e 6 admissões.


A conta seria a seguinte:


10 + 6 / 2 = 8


8 / 100 = 0,08.


O turnover de janeiro é 8%.


Você pode acompanhar esse indicador de outras formas também, como por exemplo: acompanhar o turnover de desligados, para saber somente a taxa de pessoas que saem da empresa, ou turnover de pessoas no período de experiência, assim você vê a assertividade da sua seleção, entre outras formas.



Qual o valor ideal para o turnover?


No geral, uma taxa de turnover de até 10% ao ano é considerada boa e possibilita que haja renovação na equipe. Cada empresa tem suas particularidades, por isso é importante analisar a realidade de cada empresa, quais suas estratégias, etc. Por exemplo, a sua empresa pode estar passando por um grande aumento de quadro, então é comum o turnover ser alto, pois há muita entrada na empresa e muitas vezes quando há uma alta crescendo de entradas, há uma grande rotatividade.


Após entender qual o turnover ideal e analisar seu momento de empresa você poderá traçar quais ações devem ser tomadas. Mas, antes você deve saber quais as principais causas do turnover.



Quais as principais causas do turnover?


  • Falta de uma cultura organizacional sólida, de acordo com o estudo da Gallup, a insatisfação com a cultura organizacional é uma causa significativa de turnover.

  • Você sabia que estudos relatam que ao receberem a pergunta se o colaborador prefere ser promovido ou demitir um líder ruim, ele opta por demitir o líder? O relacionamento com as lideranças é uma grande causa de alto turnover.

  • Uma comunicação interna ineficaz pode criar desconexão e desinformação. O "Employee Retention Report" da Work Institute destaca que a falta de comunicação clara e transparente é uma causa comum de turnover.

  • As pessoas querem crescer junto com a empresa e não somente fazê-las crescer. Quando não recebem feedbacks, ou tem um plano de carreira claro, os colaboradores podem se desmotivar.


O que você pode fazer para diminuir esses problemas?


  • Crie uma Cultura de Feedback

  • Traga benefícios e Incentivos inovadores

  • Compreenda as Necessidades do seu time

  • Crie programas de desenvolvimento e reconhecimento 

  • Desenvolva seus líderes

  • Tenha eventos e Atividades de Integração


Como a Witto pode te ajudar?


  • Use a Witto para realizar pesquisas de clima organizacional e entender as necessidades individuais de seus colaboradores. Descubra o que os motiva, quais são seus objetivos profissionais e como a empresa pode contribuir para seu desenvolvimento.

  • Explore os planos de desenvolvimento individual. Mostre aos colaboradores as oportunidades de crescimento dentro da empresa.

  • Celebre conquistas, recompense esforços e promova um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam valorizados. Comemorações públicas dão um senso de pertencimento. 

  • Utilize as análises da Witto para avaliar a eficácia das estratégias implementadas. Acompanhe as métricas e ajuste as abordagens conforme necessário.

  • Realize feedback e crie planos de desenvolvimento para seus colaboradores se desenvolverem e construírem um plano de carreira na empresa.

Quadradinhos escrito: Cultura, Pessoas e Feedback


Conclusão:

O turnover não é apenas uma métrica, mas um indicativo da saúde organizacional. Com a Witto, não apenas identificamos os desafios, mas também implementamos estratégias proativas para retenção de talentos. Entenda, ajuste e crie uma cultura que mantenha seus colaboradores engajados e satisfeitos.


A Witto está aqui para ser sua parceira nesta jornada de retenção de talentos. 💙




16 visualizações1 comentário

1 Comment


Davi Brígido
Davi Brígido
Feb 24

Excelente conteúdo. Obrigado, ajudou demais!

Like
bottom of page