Um processo seletivo bem estruturado é a base para a construção de uma equipe de alta performance. Agora, como montar um processo seletivo de forma assertiva?
"As pessoas não são seu ativo mais importante. As pessoas certas são."
Jim Collins
Antes vamos lembrar de quais os prejuízos de uma má contratação?
Altos custos financeiros
Baixa produtividade
Desmotivação da equipe
Desgaste na cultura
Turnover elevado
Enfraquecimento da marca empregadora
Terrível, né? Mas, calmaa.. vamos construir agora um processo seletivo eficiente e otimizado.
Definição da vaga
Ao abrir uma vaga responda essas 3 perguntas:
1) Por que preciso dessa vaga?
2) O que eu preciso que essa pessoa saiba fazer?
3) Como eu espero que seja o seu comportamento e atitude?
Com as respostas na mesa, você já terá dado um check na primeira etapa do processo seletivo, que é a definição da vaga.
Etapas da seleção
Agora vamos definir por quais etapas esse candidato precisará passar. Essas etapas podem ser:
Seleção em Grupo
A seleção em grupo reúne diversos candidatos para uma avaliação coletiva, onde geralmente participam de atividades como dinâmicas ou discussões em grupo. Essa etapa permite avaliar habilidades como comunicação, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas em um contexto colaborativo.
Entrevista Individual
A entrevista individual é uma conversa entre o recrutador e o candidato. Esse momento é focado em entender as qualificações e experiências do candidato, permitindo que ele fale sobre suas realizações e desafios em empregos anteriores, além de responder a perguntas mais profundas sobre sua trajetória.
Entrevista com a Liderança
Nesta etapa, o candidato é entrevistado pelo líder da área ou pelo futuro gestor direto. O foco é avaliar habilidades técnicas e específicas para o cargo, entender as expectativas do candidato e discutir como ele poderá contribuir para a equipe e para o atingimento das metas da área.
Testes e Desafios
Dependendo do cargo, podem ser aplicados testes técnicos, lógicos, comportamentais ou até desafios práticos que simulam situações do dia a dia da função. Esses testes ajudam a comprovar as habilidades do candidato e avaliar se ele possui as competências técnicas e emocionais para o cargo.
Entrevista de Fit Cultural
A entrevista de fit cultural busca entender se o candidato se encaixa na cultura da empresa. Nessa etapa, são explorados valores, comportamentos e expectativas para garantir que o candidato compartilhe os mesmos princípios e se sinta confortável no ambiente organizacional. Isso é importante para evitar problemas de adaptação e garantir uma maior retenção a longo prazo.
Canais de divulgação
Com a definição da vaga e as etapas definidas para seu processo seletivo, vamos para definir onde iremos divulgar essa vaga para alcançarmos os melhores talentos.
O LinkedIn é uma das maiores redes profissionais do mundo, onde empresas e profissionais se conectam. Não só divulgue vagas por lá como mantenha o linkedin da sua empresa ativo, para que os futuros candidatos conhecam mais sobre onde eles irão trabalhar.
Dica: Faça busca ativa dos candidatos no linkedin, lá você consegue inserir palavras chave e encontrar candidatos próximos do perfil que busca.
Glassdoor
Ainda falando sobre você mostrar para os candidatos como é a sua empresa, o Glassdoor é uma ótima opção para divulgar vagas.
Dica: No Glassdoor os candidatos podem avaliar outras empresas com notas e comentários. Por isso, garanta que o seu perfil de empresa esteja atualizado e sempre respondendo todos os comentários (sejam eles bons ou ruins, viu?).
Portais de Universidades e Escolas Técnicas
Muitas universidades e instituições técnicas oferecem portais de emprego para estudantes e recém-formados, onde as empresas podem divulgar oportunidades de estágio, trainee e primeiro emprego.
Dica: É um canal eficaz para atrair jovens talentos em início de carreira, além de ser ideal para programas de estágio ou trainee.
Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter)
Nós passamos muito tempo em redes sociais, né? Então não poderíamos deixar de divulgar nas redes sociais. Tanto no instagram da sua empresa como também em perfis de divulgação de vagas do nincho da sua vaga.
Dica: Peça para o seu time compartilhar as vagas nos seus perfis, isso ajudará a encontrar pessoas parecidas com o perfil que já tem em casa.]
Sites de Recrutamento Especializados ou Software de Recrutamento
Existem diveeersos sites que você poderá divulgar a sua vaga. Mas, para que você não precise ir de um e um, você pode ter um ATS que é um software de recrutamento onde você divulgará nessa plataforma que está integrada com vários sites de recrutamento.
Dica: Com um ATS você conseguirá gerenciar melhor o seu processo seletivo, além de garantir que dará feedback para todos os participantes.
Programas de Indicação
Esse canal seria com os próprios colaboradores, onde eles poderiam recomendar candidatos e em alguns casos ser premiado por isso.
São muitas possibilidades. É importante que entenda qual o perfil da vaga para divulgar no canal mais assertivo.
Negociação e proposta
Agora você já encontrou a pessoa ideal, mas ainda está na fase de encantamento. Você precisa garantir que aquela pessoa ideal também quer fazer parte do time.
Monte uma proposta clara com todas as informações daquela contratação e encaminhe para seu novo talento. Lembre-se de inserir também os outros tipos de salário, por exemplo o salário emocional. Traduza o que essa pessoa irá encontrar na sua empresa.
Com seu aceite, pode comemorar e preparar o processo de onboarding (que aí é outro tema pro nosso blog haha).
Conclusão
Parece muita coisa, né? Para garantir que você terá um processo de seleção bem feito e estruturado eu te recomendo ter um ATS, um software focado em atração e gerenciamento de seleção. A Witto lançou seu produto de recrutamento e seleção que promete ser fácil, simples e muito assertivo. Você contará com as funcionalidades de:
Página de carreiras
Integração com canais para divulgação de vagas
Banco de talentos
Histórico do candidato
Integração com e-mail e WhatsApp
Relatórios
Testes e questionários
E mais...
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